Blog Layout

O que é um Linfedema

Actifisio

O que é um Linfedema

O linfedema é um aumento do líquido rico em proteínas no tecido intersticial.
Isto acontece devido a uma diminuição da capacidade de transporte da linfa, fazendo com que exista uma acumulação desse líquido habitualmente nos braços e/ou pernas.

O linfedema pode ser primário (congénito) ou secundário (adquirido):
Primário:
- Insuficiência Linfática
- Desenvolvimento excessivo ou insuficiente dos vasos ou gânglios linfáticos
- Endurecimento dos gânglios linfáticos

Secundário (mais comum):
- Após lesões/traumatismos dos gânglios linfáticos
- Lesões causadas por radiação, doenças malignas
- Cirurgias, onde houve remoção dos gânglios linfáticos
- Inflamações e infeções
- Doenças oncológicas
- Insuficiência venosa crónica não tratada

É importante salientar que o linfedema NÃO TEM CURA, no entanto, TEM TRATAMENTO!
Para além de medidas de prevenção e minimização dos sintomas, a fisioterapia pode ajudar na estabilização desta doença, potenciando uma melhoria na qualidade de vida.

29 ago., 2023
A disfunção da articulação temporomandibular (ATM) representa um conjunto de distúrbios que envolvem os músculos da mastigação e estruturas associadas. A ATM encontra-se na região lateral do crânio e é uma articulação algo complexa, caracterizando-se pelo encaixe da mandibula no osso temporal. Esta disfunção é mais comum em mulheres dos 20 aos 50 anos, e permite-nos realizar movimentos básicos como abrir e fechar a boca, bocejar, falar, comer entre outros. A sua causa raramente é única, sendo os fatores mais comuns: - traumatismo da mandíbula - patologia articular (artrite) - bruxismo (apertar ou ranger os dentes) - tensão emocional - desequilíbrios musculares - laxidão ligamentar Entre os sintomas mais comuns desta disfunção estão a dor ou desconforto na face, na ATM e respetivos músculos da mastigação, ou até mesmo na cabeça, ouvido e pescoço. Comumente surgem também queixas de estalidos, desvios e/ou bloqueios da articulação, chegando muitas das vezes a ser audíveis. Devido à sua relação neuroanatómica, a cervical pode ser uma fonte de sintomas como dor ou formigueiro na região orofacial, onde de modo comum, os pacientes com disfunção na ATM, apresentam sintomas compatíveis com patologia cervical. Outros sintomas muito frequentes associados a este quadro são a presença de zumbidos, diminuição da audição e vertigens. O tratamento desta condição é abordado na fisioterapia tendo por base a terapia manual, os exercícios de fortalecimento muscular, a punção seca e o aconselhamento para o autocuidado. Tem ou conhece alguém com este tipo de sintomas? Partilhe esta publicação e procure os nossos serviços na Actifisio. Temos uma equipa de fisioterapeutas especializados à sua espera.
29 ago., 2023
Epicondilite lateral A epicondilite lateral, também conhecida por cotovelo de tenista, é uma condição dolorosa que afeta a região lateral do cotovelo e se pode estender para a região posterior do antebraço e punho. Frequentemente a lesão ocorre fruto de movimentos repetidos ou stress excessivo sobre os tendões na região externa do cotovelo, que podem sofrer microlesões que geram inflamação local e dor. Embora seja uma condição comumente associada a alguma atividade desportiva como o ténis ou padel, também pode ocorrer em não desportistas. As causas mais comuns para esta lesão são: • Movimentos repetitivos, incluindo fatores laborais ou ocupacionais; • Má técnica; • Trauma súbito; • Fatores relacionados com o estilo de vida – sedentarismo, falta de aquecimento adequado antes da atividade, aumento repentino na intensidade da atividade, entre outros. A fisioterapia desempenha um papel fundamental no tratamento da epicondilite lateral, ajudando a aliviar a dor, melhorar a função do cotovelo e acelerar a recuperação. O fisioterapeuta é capaz de realizar uma análise pormenorizada da situação de forma a identificar quais as estruturas lesadas e qual a causa que originou o problema, de forma a idealizar um plano de tratamento personalizado para cada utente. O tratamento desta condição tem por base a terapia manual, exercícios de fortalecimento, alongamento, treino funcional, correção do gesto técnico e o aconselhamento/educação. Tem ou conhece alguém com este tipo de sintomas? Partilhe esta publicação e procure os nossos serviços na Actifisio. Temos uma equipa de fisioterapeutas especializados à sua espera.
07 jul., 2023
Este conhecido e comum síndrome refere-se a uma dor na parte anterior do joelho que é proveniente da disfunção na articulação entre a patela (rótula) e o fémur. É uma lesão mais frequente em adolescentes do sexo feminino e mais identificada no mundo desportivo por haver um maior acompanhamento médico neste meio. As causas mais comuns que levam a esta condição são: Mau alinhamento da patela Problemas de pronação ou supinação excessivos dos pés Laxidão ligamentar Desequilíbrios musculares O tratamento desta condição é abordado na fisioterapia tendo por base a terapia manual, os exercícios de fortalecimento muscular e o equilíbrio entre os músculos flexores e extensores do joelho. Tem ou conhece alguém com este tipo de sintomas? Partilhe esta publicação e procure os nossos serviços na Actifisio.
30 jun., 2023
Todos já ouvimos falar numas estruturas nobres ao nível dos joelhos – os meniscos – e quão prejudiciais podem ser as lesões nestas áreas. Estas são lesões muito comuns nos joelhos e muitas vezes associadas a procedimentos cirúrgicos. Porém nos últimos anos a evidência refere que a grande maioria destas lesões podem ser tratadas sem recurso à cirurgia e que a fisioterapia e o reforço muscular adequado à pessoa e à estrutura são as melhores estratégias para lidar com a situação! Tem, teve lesão meniscal? Conhece alguém que tenha? Tem dores associadas a lesão meniscal? Procure a Actifisio e veja tudo o que podemos fazer por si!
Por Emanuel Casimiro 22 jun., 2023
A osteoartrose do joelho, ou simplesmente artrose ocorre quando a cartilagem que reveste a extremidade dos ossos se desgasta ao longo do tempo tornando-se irregular e áspera, o que dificultando o movimento e aumentando a fricção. Clinicamente há dor articular, rigidez e limitação da função articular. Existem fatores de risco que aumenta a probabilidade desta se instalar, como o excesso de peso, sexo feminino, idade e o sedentarismo. O tratamento e a prevenção passam por um plano adequado de fisioterapia personalizado a cada situação. Uma vez instalada a artrose as estratégias da fisioterapia passam pelo controlo da dor e promoção de uma vida ativa e exercícios direcionados associado a uma perda de peso em alguns casos. Sofre ou conhece alguém que tenha artrose do joelho com limitação de função? Contacte-nos e veja tudo o que a fisioterapia pode fazer por si!
Por carlos.pereira 16 set., 2019
A Fisioterapia pode ser a opção menos dispendiosa para o tratamento de dores de costas